Entre as principais doenças de cães e gatos, o Diabetes mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose na sangue (hiperglicemia) se caracterizada como um distúrbio complexo, que resulta da incapacidade do pâncreas em secretar insulina ou pela ação deficiente da insulina nos tecidos. É uma doença muito comum em cães e gatos de meia idade. E pode ser fatal se diagnosticada erroneamente ou se insuficientemente tratada. Por isso, a importância de um médico veterinário, especializado em endocrinologia, para que se possa detectar os sintomas e as causas, prescrevendo os possíveis tratamentos. Quem curte os seus animais de estimação tem um papel decisivo no controle bem sucedido de seus pets diabéticos. É a atitude do dono do animal em relação ao diabetes que determina a obediência dele em relação ao tratamento. Como uma das consequências da falta de insulina - que deveria ser produzida pelo pâncreas - a glicose não pode ser transportada da corrente sanguínea para as células, acarretando assim, uma série de transtornos aos animais, como veremos daqui em diante.
Como aparece o Diabetes mellitus em cães? segundo estudos, as causas do aparecimento dessa doença em cães e gatos estão relacionadas, por uma propensão genética do animal, e excessiva alimentação rica em gorduras e também uma deficiência do sistema imunológico que impede, de alguma forma, que o pâncreas produza insulina suficiente para o bom funcionamento do organismo. Como é a incidência do Diabetes mellitus em cães? Todos os cães são suscetíveis ao diabetes. Mas, é normalmente observado em cães de meia idade ou mais velhos (7 a 9 anos) Fêmeas parecem ter uma maior disponibilidade, quando não castradas, tem duas vezes mais chances de desenvolver a patologia do que os machos.
Na maioria dos casos os cães com diabetes mellitus sentem mais sede que o normal, e consequentemente, urinam mais. O apetite também é afetado, avidez por comida, perda excessiva de peso, maior suscetibilidade a infecções como a que ocorre no trato urinário. Pressão arterial alterada, inflamação dos olhos (uveíte), doenças renais, perda de visão e cataratas. O diabetes mellitus não tem cura, mas pode ser controlado com dietas especiais, exercícios físicos e aplicação de insulina.
Leia mais em https://www.vetmetodo.com.br/diabetes-em-cachorro-10-sintomas-que-voce-precisa-estar-atento/
Nenhum comentário:
Postar um comentário