quinta-feira, 23 de junho de 2022

Através de exames descobri que tenho Adenomiose e dificuldade para engravidar

O que é Adenomiose e sua relação com a infertilidade?

"A adenomiose é uma patologia caracterizada pela presença de tecido do endométrio (camada interna do útero), na camada muscular uterina. Essas lesões podem ser focais ou difusas e causam o espessamento nas paredes do útero. Os principais sintomas são: cólicas fortes, fluxo menstrual aumentado, aumento do volume uterino. Reconhecida como uma subclassificação da endometriose, a doença tem relação com a infertilidade feminina, provocando dificuldades para engravidar.
 

Mais comum em pacientes acima de 40 anos, a adenomiose é uma doença inflamatória provocada por células localizadas no tecido que reveste o útero e, assim como a endometriose, ela pode ter impactos negativos na fertilidade feminina.

Estudos científicos apresentam evidências da relação entre a adenomiose com os casos de infertilidade feminina. Isso é possível porque a doença causa anomalias na parede uterina, o que provoca dificuldades para a nidação, ou seja, causa falhas ou dificultam a implantação embrionária."

Entenda o processo da adenomiose:


 "O endométrio é um tecido que reveste a parede interna do útero. No entanto, a adenomiose é caracterizada pelo crescimento do tecido endometrial justamente na parede muscular da cavidade uterina (miométrio) 

A cada ciclo menstrual, o tecido endometrial age normalmente, passando pela fase de espessamento. Posteriormente, quando o óvulo não é fecundado, o tecido descama e causa o sangramento. Em mulheres com adenomiose, o útero aumenta de tamanho e fica hipertrofiado. Sendo assim, as pacientes com essa alteração podem apresentar um fluxo mais intenso e sentir muito mais dor durante a menstruação."  Leia mais no site www.viventre.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário